sábado, 20 de outubro de 2012

Blues: Big Mama Thorton



http://www.whudat.com/news/images/big_mama_thornton.jpg


Nome verdadeiro Willia Mae “Big Mama” Thorton
Nasceu em 11 de dezembro de 1926 no Alabama- Texas
Morreu em 25 de julho de 1984
Cantora e compositora americana de Blues e R&B



De acordo com o autor Tony Russell (1997) Big Mama foi a primeira a gravar a música Hound Dog em 1952. Da qual Elvis Presley gravou sua famosa versão. No entanto, eu pessoalmente acho a versão de Mama bem melhor do que a de Elvis. Ele a deixou mais rock’n’roll, só que a de Mama faz você realmente acreditar no personagem hound dog. Um casanova que adora flertar e conquistar moças, quebrando corações e fazendo uma confusão.



Diferente de outras cantoras de blues e R&B como Nina Simone ou Aretha Franklin, Mama fazia um som menos romântico, um blues mais original e simples. Aqueles blues que brincam com a sonoridade da música e a voz do cantor.  E já que falamos de voz, a voz dessa moça faz qualquer canção tomar vida, ficar mais real, mais agressiva e que traz à tona todo tipo de sentimento.

Mama também não fazia o tipo moça comportada e bonita. Ela era grande e tinha muita presença, tanto que diferente destas, ela tocava gaita e bateria.

http://themusicsover.com/wp-content/uploads/2008/07/bigmama.jpg?w=300


            Agora não digo que Mama não cantava sobre o amor ou romance, ela também o fazia, afinal blues é isso. Só que Mama cantava com mais soul. Ela grita, arranha a voz, faz barulhos...se solta. Isso faz com que suas canções tenham um peso maior. Elas parecem estimular ainda mais nossos sentidos, como na canção Gonna Leave You que me dá arrepios toda vez que ouço. Até fiz uma amiga escutar e no final, ela olhou pra mim e disse que ficou com vontade de fazer amor.


            Já na Sometimes I Have a Heartache Mama retrata perfeitamente o coração feminino. Podemos sentir sua dor enquanto ela canta, e creio que toda mulher pode se relacionar com esta canção.



            Creio que a mulher contemporânea, a mulher forte e batalhadora, porém ao mesmo tempo sensível e sonhadora, pode se relacionar mais com uma cantora de blues como Big Mama Thorton. Até a cantora Janis Joplin chegou a citá-la como influência musical e regravou alguma de suas canções.

Considero Big Mama Thorton uma das mulheres mais importantes do blues, apesar de não ser a mais famosa, ela certamente se destaca das outras.

Ela foi homenageada no filme que leva o mesmo título de sua famosa canção Hounddog de 2007. Um filme relativamente recente, vou procurar. Um fato curioso: quem a interpretou foi uma cantora profissional chamada Jill Scott que pode-se dizer tem um físico parecido com Mamma.

http://images.zap2it.com/images/movie-179285/hounddog-7.jpg


Segue um vídeo da música Hate Me de Jill Scott, para vocês mesmos tirarem suas conclusões.


0 comentários:

Postar um comentário